Macrol Empilhadeiras

macrol-empilhadeiras-wt

PNEUS! QUAL O TIPO IDEAL PARA SUA EMPILHADEIRA?

Existem três tipos de pneus que você pode utilizar na sua empilhadeira, dependendo principalmente do tipo de superfície que as máquinas trabalham e modelo destes equipamentos.

pneumatico para empilhadeira

PNEUMÁTICOS

Os Pneus Pneumáticos são pneus para empilhadeira que possuem câmara de ar, e por serem estáveis (e também mais confortáveis), são indicados para superfícies com irregularidades e regulares também, ou, onde o equipamento trabalhe poucas horas por dia. No entanto, se na sua carga possuir materiais cortantes eles são desaconselháveis, pois corre o risco de furar os pneus e com isso ocasionar um grave acidente.

É a escolha certa quando a empilhadeira necessita de mais equilíbrio. Estão disponíveis em diversos tamanhos.

SUPERELÁSTICOS

Em seguida estão os Pneus Superelásticos, são pneus para empilhadeira que tem o mesmo formato e medidas do pneumático e montam nas mesmas rodas. São peças que, apesar de caras, apresentam um baixo desgaste e são facilmente trocados de uma máquina para outra. Também são indicados para terrenos regulares. A vantagem é que possuem mais estabilidade e apresentam maior resistência a abrasão, cortes e furos, gerando assim, menores custos com as manutenções.
Os pneus superelásticos são maciços, portanto mais indicados para uso em terrenos regulares (asfalto ou cimento queimado).

Por serem maciços, também são mais resistentes a furos e rompimentos como cortes na borracha. Sendo assim, a longo prazo, por não haver desgaste em piso acidentado e abrasivo, costumam ser mais econômicos.

Dentro da categoria dos superelásticos há a opção de pneus brancos. Estes são ideais para ambientes controlados como indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias, pois não deixam marcas no piso.

pneu maciço para empilhadeira

CUSHION

Por último, estão os Pneus Cushion ou maciços. Neste tipo de pneu para empilhadeira é feito uma vulcanização na roda, que tende, por sua vez, ser de alto diâmetro e uma fina camada de borracha. Ele costuma limitar o uso da empilhadeira, já que necessita de superfícies regulares, por isto, geralmente são utilizados em empilhadeiras elétricas. Como a altura fica reduzida, os riscos de encalhar aumentam. Já considerando a durabilidade, resistência ao desgaste e cortes, é uma alternativa interessante.

Assim como os superelásticos, os cushion são pneus de borracha maciça. Dessa forma, também são recomendados para uso em operações pavimentadas de pisos lisos.

O diferencial entre os dois tipos é a borracha vulcanizada do cushion, que oferece estabilidade ideal para transporte de cargas pesadas.

CUIDADOS COM OS PNEUS DA EMPILHADEIRA

O mau uso do equipamento pode acarretar em prejuízo para os pneus. Alguns cuidados podem contribuir para o melhor desempenho da máquina e maior economia para a empresa. Confira:

– Circular sempre na velocidade recomendada pelo fabricante;

– Evitar longas exposições em pisos; não pavimentados e irregulares

– Evitar arrancadas e freadas bruscas;

– Manter o eixo alinhado;

– Fazer a calibragem correta (pneumáticos).

A utilização do pneu correto pode atenuar o desgaste e garantir um melhor equilíbrio entre preço de aquisição e desempenho.

Temos a Solução Ideal para o seu Negócio.

GARANTIMOS O MELHOR ORÇAMENTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *